Jump to content

DISTRIBUIDORES - FUNCIONÁRIOS:

MARCOS e EQUIPE da Lemos Alimentos

VEÍCULO DE ENTREGAS: VAN FURGÃO.

As mil utilidades da mandioca, que já foi chamada “pão da terra”

O programa Terra da Gente mostra os incontáveis usos da raiz na culinária e também como matéria-prima em várias indústrias.

 

Image

 

 

Mandioca in natura: uso culinário e como matéria-prima para a indústria (Foto: Pedro Santana/TG)

 

A mandioca já foi chamada de “pão da terra”. Mas para aproveitá-la como ingrediente em sopas, bolos e receitas tradicionais – como a vaca atolada – foi preciso “domesticá-la”. E foram os índios os pioneiros em transformar uma planta venenosa, genuinamente brasileira, em matéria-prima de ampla utilização culinária e industrial. A reportagem do programa Terra da Gente, feita pela repórter Daniela Lemos, investiga as características versáteis da planta.
 

Amido na produção de tecido (Foto: Pedro Santana/TG)

Desde a descoberta do Brasil, a mandioca representava sobrevivência para quem habitava a nova terra. Mas o que a mandioca tem a ver, por exemplo, com a fundação da cidade de São Paulo?

Depois de uma viagem difícil pela Serra do Mar, o jesuíta José de Anchieta finalmente chegou a Piratininga. Para trás deixou a Capitania de São Vicente com seus pântanos e mangues nada bons para o cultivo da mandioca. Na colina banhada por dois rios, o Tamanduateí e o Anhangabaú, Anchieta rezou uma missa. Ali, em 1554, nascia a cidade de São Paulo. Brotava também o roçado que daria a mandioca e a “farinha de pau”, alimentos essenciais aos índios e aos colonizadores do Brasil.

 

Mandioca e cosméticos (Foto: Márcio de Campos/TG)

As pesquisas aplicadas à indústria revelaram outras utilidades à mandioca. O amido extraído da planta é essencial nas fábricas de tecelagem. Com a substância se faz uma goma que dá resistência aos fios com que se produz tecido. Em uma indústria da região, Daniela Lemos mostra que, mensalmente, 120 toneladas de amido de mandioca são usadas na linha de produção.

Outros estudos deram nova função à mandioca nas indústrias cosméticas. Na maquiagem que se usa, há a matéria-prima essencial que ajuda a fixar cores e equilibrar a oleosidade da pele. Até nos xampus há mandioca, que nutre e reconstitui os fios sem “pesar” o cabelo.